Dois integrantes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que participaram em Chapecó, na última sexta-feira, 7 de março, do III Simpósio Juslaboral do Oeste de Santa Catarina, conheceram o nível de tecnologia embarcada que é utilizada em caminhões destinados ao transporte de cargas. Depois de proferirem palestras pela manhã no simpósio, à tarde eles estiveram em evento na Unochapecó e conheceram modelos de caminhões de duas marcas, em iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Sitran).
Ao ministro Breno Medeiros e à ministra Morgana de Almeida Richa foram apresentados dois modelos de última geração, um Actros fabricado pela Mercedes Benz em São Bernardo do Campo e outro um FH produzido pela Volvo em Curitiba. Ao apresentar os dois caminhões, juntamente com outros membros da diretoria, o presidente do Sitran, Ivalberto Tozzo, enfatizou a importância de os magistrados conhecerem a realidade dos equipamentos utilizados para o transporte de cargas e o nível de tecnologia e segurança, que se refletem no trabalho dos motoristas e também para o trânsito mais seguro e à própria sustentabilidade mais qualificada nas ruas e estradas.
Para o presidente do Sitran, mostrar aos magistrados do trabalho o que os veículos de transporte apresentam atualmente em termos de tecnologia é da maior relevância, pois seguidamente julgam questões que envolvem transportadores e, por isso, é fundamental que conheçam o que os caminhões apresentam. Acrescentou que os recursos tecnológicos utilizados, além de gerar reflexos diretos nos aspectos da segurança no trânsito, também significam conforto e bem-estar para os motoristas. Após verificar os dispositivos tecnológicos implantados nos caminhões, a ministra Morgana de Almeida Richa enfatizou a importância de tomar conhecimento desses mecanismos ao dizer que “foi uma rica experiência”. Já o ministro Breno Medeiros assinalou a evolução e os requisitos de segurança obedecidos, como aqueles anti-incêndio.
SEMELHANÇA COM AUTOMÓVEIS
A semelhança entre os atualizados itens tecnológicos utilizados em automóveis e aqueles aplicados em caminhões foi assinalada pelos representantes das concessionárias aos dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho. Entre os itens destacados em termos de evolução tecnológica, estão câmeras que substituem os espelhos retrovisores e sensores anticolisão que mantém o caminhão na faixa de trânsito e que podem frear o veículo automaticamente em caso de risco de colisão. Também foram destacadas a segurança anti-incêndio para os tanques de combustível e a utilização do sistema Euro 6 que reduz a emissão de poluentes na atmosfera.
Compartilhe este post