Os temas discutidos incluem o valor dos dados nos negócios, o impacto da inteligência artificial e automação nas operações, cenários energéticos e estratégias no setor
Mais de 80 executivos do setor de transporte participam em São Paulo, até esta quarta-feira, 19 de março, da segunda edição do Executive Program Transformando o Transporte: Inovação, Liderança e Tecnologia para o Futuro. Promovido pelo Sest Senat, em parceria com a Singularity University, esse evento iniciou domingo na cidade de Embu das Artes e tem entre os participantes o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (Sitran), Ivalberto Tozzo.
A programação inclui oficinas, palestras e debates sobre inovação, inteligência artificial e novas tecnologias aplicadas ao setor de transporte. Entre os temas em discussão encontram-se o poder dos dados e seu valor exponencial nos negócios, o impacto da inteligência artificial e da automação nas operações, cenários energéticos e estratégias de inovação para o setor de transporte. Para o presidente do Sitran, essa iniciativa do Sistema Transporte serve para preparar as empresas do setor para os desafios da era digital e contribui com a modernização, a eficiência e a competitividade. Ivalberto Tozzo argumenta que esses são fatores tão necessários e fundamentais para qualificar e ampliar os níveis de atuação no mercado de transporte, nacional e internacionalmente.
Ao abrir o evento, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou a importância da imersão para ampliar a visão dos executivos sobre o futuro do setor. Afirmou da expectativa de experimentar novas abordagens e, principalmente, enxergar as empresas do transporte sob uma nova perspectiva. Já a diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart, destacou que o evento reúne empresários de diferentes perfis e segmentos, reforçando a abordagem prática e aplicada como oportunidade única de conectar teoria e experiência prática e proporcionando reflexões e alinhadas às demandas reais do setor. soluções
Visão exponencial
Na aula inaugural, Jeffrey Rogers, especialista em aprendizagem e inovação da Singularity University, disse que o mundo linear já não cabe mais no empreendedorismo, e o futuro dos negócios exige uma visão exponencial, impulsionada pelas tecnologias emergentes. Explicou que uma das premissas da tecnologia exponencial está “em tornar os processos mais acessíveis, eficientes e democráticos, abrindo espaço para novas ferramentas e modelos de negócios”.