“É PRECISO QUEBRAR ESTEREÓTIPOS”, AFIRMA NA FETRANSLOG PALESTRANTE SOBRE LIDERANÇA FEMININA NO TRANSPORTE

“É PRECISO QUEBRAR ESTEREÓTIPOS”, AFIRMA NA FETRANSLOG PALESTRANTE SOBRE LIDERANÇA FEMININA NO TRANSPORTE

Expositoras e visitantes da Feira do Transporte e Logística 2025 acompanharam, na programação de palestras, o tema “Posicionamento e Liderança Feminina no Transporte Rodoviário de Carga”. A ministrante, convidada pelo Núcleo de Empresárias do Transporte, que tem o apoio institucional do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (Sitran), foi a líder de Comunicação e Marketing da Thermo King na América Latina, Patrícia Abdalla.

Ao abrir a palestra, realizada nesta quarta-feira, dia 12, Patrícia agradeceu à Fetranslog por abrir espaço para mulheres do transporte. Formada em engenharia mecânica, ela contou que já teve subestimada sua capacidade de liderança somente por ser mulher. “É preciso quebrar estereótipos, não peça licença, ocupe o espaço”, citou. Também convidou as mulheres presentes para assumirem o protagonismo em todos os setores, e explicou: “Quem vai decidir onde você quer chegar é você mesma”. Também reforçou que as mulheres do transporte devem se unir, criando redes de apoio como o núcleo apoiado pelo Sitran.

EXEMPLO DE LIDERANÇA

Depois da palestra, ocorreu o painel “Mulheres que Inspiram”, com Letícia Framento. Iniciativa incluída na programação da Fetranslog 2025, ela relatou sua trajetória na gerência da Framento Transportes, depois de abandonar a atuação na área do Direito para trabalhar na transportadora da família. De acordo com Letícia, seu gosto pelo transporte iniciou após aceitar convite do pai, Luiz Alberto Framento, para trabalhar seis meses na empresa, o que virou atuação como gerente e participação nas tomadas de decisões. “É motivo de orgulho carregar a história da empresa e prosseguir com ela”, compartilhou.

Sobre atuar em função de liderança numa empresa, Patrícia Framento citou que é importante separar o profissional do pessoal no trabalho. “Tem que ter persistência, garra e coragem, o resto a gente dá um jeito”, frisou.

O evento contou com a organização da TRC Vision e o suporte das empresas mantenedoras que viabilizam as ações do Núcleo de Empresárias do Transporte. São elas: Cauduro Seguros, Grupo Grande Oeste, Track Brasil e Niju Implementos Rodoviários, com apoio da Neokohm.

EXTRA COMUNICA  Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS  13/11/2025

Compartilhe este post