A Feira do Transporte e Logística (Fetranslog), que ocorrerá na próxima semana, de 11 a 14 de novembro, além de ser um evento voltado para grandes negócios, também é caminho de conexão e valorização de empresários do transporte. Para valorizar ainda mais as trajetórias de três empresários, a Fetranslog 2025 receberá, nos dias 13 e 14, nova edição do projeto Histórias de Vida no Transporte. É uma iniciativa implantada há dois anos pelo do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística (Sitran) para reconhecer histórias de superação, dedicação e legado no transporte rodoviário de cargas.
O evento deste ano é organizado pela Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Chapecó (ComJovem) e será aberto para a participação de empresários, colaboradores das empresas, representantes de entidades do setor e convidados do Sitran e coordenação da Fetranslog. Conforme a coordenadora da ComJovem, Ana Pellizza, todos que fazem parte do ecossistema do transporte poderão prestigiar e se inspirar com as histórias a serem compartilhadas por Etelvino Gral, Lenoir Gral e Valderi Lang nesta segunda edição do projeto. A primeira ocorreu na Fetranslog 2023 e teve os depoimentos dos empresários Valdir Tombini, do Grupo Tombini, de Palmitos, e Márcio Lira, da Ange Lira, de Chapecó.
A coordenadora da ComJovem destaca que o propósito do projeto está em valorizar expoentes do setor, “compartilhando suas trajetórias pessoais e profissionais que inspiram e reforçam a importância do transporte de cargas para a sociedade”. O evento será conduzido nos dois dias em formato de conversa, com duração aproximada de 40 minutos, para que os depoentes compartilhem suas experiências de forma leve e espontânea e também respondam a perguntas.
PROGRAMAÇÃO E OS DESTAQUES
Nas duas noites, o projeto História de Vida no Transporte ocorrerá no Espaço do Conhecimento, no auditório João Araldi, localizado no térreo do pavilhão 3 do Parque de Exposições Valmor Ernesto Lunardi. Os interessados em participar da segunda edição do projeto Histórias de Vida no Transporte, dentro da programação da Fetranslog, podem se inscrever previamente através do link https://fetranslog.quemvai.com.br/palestras.
Na quinta-feira, dia 13, com início às 19h30, haverá os depoimentos de Etelvino Gral e Lenoir Gral, da Transportes Gral. Etelvino foi o fundador da empresa, que atua no transporte nacional e internacional de cargas, principalmente frigorificadas, com matriz em Chapecó e filial em Itupeva, interior de São Paulo. Lenoir é sócio-diretor da empresa, membro da diretoria do Sitran e filiado à Associação Brasileira de Transporte de Cargas e Logística (ABTC). Foi eleito “Empresário do Transporte – Destaque 2025”, na celebração dos 30 anos do Sitran em 12 de abril deste ano.
Para o último dia da Fetranslog, sexta-feira, das 19h30 às 20h45, foi programado o segundo depoimento da nova edição do projeto Histórias de Vida no Transporte, com Valderi Lang, administrador principal da Acessocar. Com 33 anos de fundação, que ocorreu em 1992 em Chapecó, a empresa atua especialmente no setor de peças para veículos pesados e de peças automotivas em geral.
EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 7/11/2025

