MOMENTO ESG NO TRANSPORTE TERÁ NA FETRANSLOG PROGRAMAÇÃO VOLTADA À SUSTENTABILIDADE
O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (Sitran), com o objetivo de reforçar a relevância de tratar do assunto sustentabilidade, realizará o “Momento ESG no Transporte” durante a Fetranslog – Feira do Transporte e Logística 2025. A programação desse momento terá três etapas, com o painel “Do Asfalto à Imagem: Como a Sustentabilidade Impulsiona o Transporte”, o lançamento do Núcleo ESG do Sitran e o 4º Prêmio Catarinense Despoluir – Empresa Amiga do Meio Ambiente.
O Momento ESG no Transporte ocorrerá na Fetranslog, na próxima quarta-feira, 12 de novembro, no Espaço do Conhecimento, no auditório João Araldi, localizado no Pavilhão 3. A primeira atividade, o painel sobre imagem e sustentabilidade, com início das 17h45, será conduzido por Loraine Bender e Vanessa Quadros.
Na sequência, às 18h15, a coordenação do Sitran fará o Lançamento do Núcleo ESG no Transporte. A proposta de criação do núcleo foi apresentada em evento no Sest Senat Chapecó para lideranças do setor de transporte, em 6 de agosto, pela diretora executiva do Sitran, Danielle Camini, e pela coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat Chapecó, Cristiane Bresciani. Nesse dia também foi eleita a primeira coordenação do Núcleo ESG, que tem como coordenador Marcos Ceratto, como vice-coordenadora Caroline Constanci Bettanin e como vice-coordenador Silvio Pércio.
DESPOLUIR RECONHECE TRANSPORTADORAS ATIVAS
Para encerrar o Momento ESG no Transporte, às 18h25 terá início a premiação do 4º Prêmio Catarinense Despoluir – Empresa Amiga do Meio Ambiente, conduzida pela coordenadora de projetos ambientais e sociais na Fetrancesc, Camila Vaz. A premiação reconhecerá as transportadoras que mais se destacaram nas práticas sustentáveis, por meio da participação ativa no Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.
O Despoluir é o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil. Promovido pela CNT e pelo Sest Senat, é operacionalizado em Santa Catarina pela Fetrancesc. Sua realização incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os seus impactos na natureza e na saúde pública, com foco especial na qualidade de vida dos trabalhadores. As ações do programa reduzem custos, aumentam a eficiência operacional, geram novas oportunidades de negócios e, principalmente, melhoram as condições de saúde dos profissionais da área.
EXTRA COMUNICA – Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira-Jornalista/MTE4296RS – 3/11/2025

