CONGRESSO CONSCIENTIZA SOBRE SEGURANÇA VIÁRIA
A conscientização e o papel de cada um para o trânsito mais seguro. Esses foram enfoques feitos no Congresso de Segurança Viária, que ocorreu em Chapecó no último sábado, 3 de maio. Realizado presencialmente e de forma on-line, reuniu representantes de empresas e instituições envolvidas no trânsito e no transporte rodoviário, especialmente.
Abordagens quanto às pessoas, comportamentos e segurança como pilares para o futuro mais seguro nas ruas e estradas foram especificadas pelo especialista em segurança no trânsito Sebastião Souza. Ele tratou das boas práticas e da cultura prevencionista como fundamentais para mudanças no comportamento. Assinalou a necessidade de pensar o papel de cada um no trânsito, para contribuir com ambiente mais seguro, porque, ao mesmo tempo que o motorista corre riscos também expõe outras pessoas. Sobre comportamentos inadequados durante a condução de veículos automotores, estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra o uso do celular e dispositivos de mensagens como a principal causa de falhas de atenção ao dirigir.
Sebastião Souza destacou, ainda, a importância das campanhas seguidamente realizadas quanto à necessidade da prevenção, como o Maio Amarelo, que alertam sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica e a necessidade de utilização do cinto de segurança, entre outras medidas. Além disso, afirmou da necessidade da implementação dessas campanhas nas escolas.
CONSCIÊNCIA E CULTURA
O Congresso de Segurança Viária foi uma iniciativa da Transportes Marvel, que comemora 50 anos de atividades. A correalização foi do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (Sitran) e da Universidade do Transporte (Unitran).
Em nome do Sitran e da Unitran, Ariel Vanquisher indicou o compromisso com a segurança viária e a promoção de iniciativas nesse sentido. Enfatizou a relevância das empresas e instituições discutirem o assunto, porque “todos dependem da maior conscientização para que se possa andar com segurança”. Para ele, que é assessor jurídico do Sitran e diretor da Unitran, é necessária a consciência de que todos estão envolvidos, podem ser impactados pela segurança no trânsito e isso compreende salvar vidas.
Patrícia Costella, diretora executiva da Marvel, argumentou quanto à intenção de valorizar a segurança na prática, incluindo os cuidados com a desatenção e a observação de detalhes, tudo em função da importância da vida. Para ela, há necessidade de tratar do tema e enraizar a cultura da conscientização, que “tem que estar no dia a dia”, porque a vida é o bem mais precioso e os “familiares também estão na estrada”. (EXTRA COMUNICA – 5/05/25)
Compartilhe este post