Mais recentes

Notícias

› SITRAN presente à reunião da Rota do Milho que deve ser consolidada em breve

Chapecó (5.11.2019) - Novo passo foi dado para viabilizar a Rota do Milho permitindo ao Brasil importar o grão do Paraguai, num primeiro momento, envolvendo a Argentina, país que seria passagem do produto comprado. Ontem o presidente do SITRAN Chapecó, Deneraci Perin, participou de reunião de trabalho Rota do Milho, com presença de autoridades, líderes empresariais e de instituições ligadas ao setor.

O encontro foi conduzido pela vice-governadora, Daniela Reinehr e pelo secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, teve relevante participação no debate apontando importantes subsídios para assegurar a definitiva consolidação do projeto.

A operacionalização da Rota do Milho está em processo avançado e quase maduro. “Faltam definir algumas questões burocráticas, trajetos alternativos e logística a ser adotada”, disse a vice-governadora. O secretário Gouvêa mostrou que a questão está alinhada e equacionada junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A meta agora é executar um projeto piloto com transporte efetivo usando a rota mais adequada à saída do produto paraguaio para alcançar o Oeste catarinense.

A Aurora Alimentos, uma das compradoras, promoverá levantamento de viabilidade para efetivar cargas em caráter experimental. Não há prazo determinado para se fazer isso, mas a vinda de milho do vizinho Paraguai pode ocorrer com brevidade, decorrência do mútuo interesse dos agentes envolvidos.

Participação - Presentes à reunião, além do SITRAN, prefeitura local e Aurora, o Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de Santa Catarina, FIESC, FACISC, SEBRAE, ACCS, MAPA, Sindicato Rural e Prefeitura de Dionísio Cerqueira, entre outras instituições.

- Foto: Presidente Perin cumprimentando a vice-governadora de Santa Catarina

Assessoria de Imprensa SITRAN



Todos os direitos reservados ao SITRAN - (49) 3323-3704 Clipweb