Mais recentes

Notícias

› Campanhas buscam reduzir impactos comprometedores à vida de caminhoneiros e motoristas

O Sest Senat vai cumprir extensa agenda com uma série de serviços essenciais em benefício das categorias profissionais

Chapecó (24.6.2019) - O Dia do Caminhoneiro (30 de junho) e do Motorista (25 de julho) serão comemorados de forma inédita em Chapecó neste ano. Duas campanhas vão ser executadas com duração de seis dias cada uma. A primeira tem como alvo o caminhoneiro e a segunda focada no motorista. Será ofertado expressivo e intenso conjunto de serviços em áreas essenciais, complementadas com atividades profissionalizantes, ambientais, esportivas, de lazer e culturais.

Uma série de ações diárias será cumprida durante as duas campanhas dedicadas aos profissionais do volante. A semana do caminhoneiro será de 30 de junho a 5 de julho e a do motorista entre 21 e 27 de julho. As promoções ocorrem na BR 282, trevo de acesso a Chapecó, junto ao Posto Samuara. Diariamente das 15hs e 20hs equipes estarão no local para o desenvolvimento das ações de diversas naturezas.

As iniciativas são do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) unidade de Chapecó. Contam com apoio do Sitran Chapecó (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística), Transpocred (Cooperativa de Crédito), núcleo regional da Comjovem (Comissão Nacional de Jovens Empresários e Executivos do TRC - Transporte Rodoviário de Cargas) e da Asmac - Associação Motoristas Amigos de Chapecó.

As campanhas visam acompanhar a saúde dos condutores de veículos, oferecendo a eles a necessária assistência preventiva. A meta é reduzir os impactos sobre a vida sedentária que o caminhoneiro se submete “por exigência da profissão”, justifica a diretora do Sest Senat, Geila Beck. Através de mobilizações socioeducativas e por meio dos serviços oferecidos pelo Sest Senat “pretendemos despertar consciências para gerar qualidade de vida”, disse. O trabalho busca, ainda, o fortalecimento da própria instituição “para ampliar o desempenho das funções direcionadas ao setor do transporte rodoviário de cargas e à comunidade”, completa.

Agenda - Durante as duas semanas serão desenvolvidas ações de várias origens. Na área de odontologia vão ser prestadas orientações sobre saúde bucal, com Escovódromo instalado e, na fisioterapia, cuidados com a coluna, avaliação postural e ginástica laboral. O setor de nutrição contempla dicas de alimentação saudável, avaliação antropométrica e oferta de lanche saudável.

A psicologia ganha espaço com orientação sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas e enfrentamento a casos de exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de atuação transversal do Projeto Proteção. O esporte, lazer e cultura estará presente com divulgação das modalidades oferecidas pela escola da unidade operacional (Futsal de base e Voleibol misto), treinamento funcional e locação de espaço.

A pauta prevê indicações a respeito do desenvolvimento profissional, com destaque aos cursos de educação presencial e a distância, além de aulas práticas utilizando o Simulador de Direção, acrescentadas de dicas à condução segura e econômica. Por intermédio do Programa Despoluir serão feitas avaliações sobre a emissão dos poluentes no caminhão, via Opacímetro. Cada atividade inclui palestra específica sobre o respectivo tema. Haverá também distribuição de brindes, teste de glicose, aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea - IMC.

- Foto: Reunião fechou parceria das instituições ligadas ao TRC do Oeste nas duas campanhas

Assessoria de Imprensa Sitran



Todos os direitos reservados ao SITRAN - (49) 3323-3704 Clipweb